OutSourcing da Gestão de Recursos Humanos em tempos de Incerteza!

A uma velocidade alucinante tivemos de mudar e adaptar as nossas mentes, processos e formas de trabalhar.

OutSourcing da Gestão de Recursos Humanos em tempos de Incerteza!

 

A Fórmula do Talento nasceu com o objetivo de fazer chegar a todas as empresas as melhores práticas da Gestão de Recursos Humanos. Uma das vertentes da nossa atuação é o Outsourcing da Direção de RH na sua vertente de desenvolvimento das equipas. 

Este tipo de outsourcing passa por diferentes níveis de atuação junto da organização. Desde o desenho de processos de apoio aos gestores de pessoas e ao acompanhamento da sua operacionalização, até à implementação de projetos potenciadores do desenvolvimento das equipas e passando por um apoio à gestão estratégica da empresa na componente de Recursos Humanos.
Acreditamos que, com este serviço, as empresas conseguem ter acesso a especialistas nestas áreas de desenvolvimento de pessoas e, com isso, conseguir maiores índices de satisfação e motivação dos seus colaboradores, maior capacidade de atração e retenção, e consequentemente, melhores resultados na sua atividade.
E os tempos de pandemia? Que desafios nos trouxeram? Que impactos para a nossa atuação junto dos nossos clientes?

Na verdade, enfrentámos (e continuamos a enfrentar) vários desafios.
Desde logo, um primeiro que acaba por ser duplo… Como é que nós, equipa da Fórmula do Talento, vamos trabalhar com os mesmos níveis de interação, partilha e qualidade sem estarmos juntos presencialmente? E, como é que cada um dos nossos consultores, vai trabalhar com cada um dos seus/nossos clientes que, perante esta situação tão inesperada, reagem de forma tão diferente, garantindo a Proximidade que, sendo um dos nossos valores, é agora mais importante do que nunca?
Acresce a toda esta situação, uma outra novidade… Faz parte da nossa forma de atuar adaptar o nosso Conhecimento à realidade específica e concreta da organização e das suas pessoas. Mas estamos habituados a ter conhecimento e a saber enriquecê-lo a cada momento. A ter experiência. Esta situação veio pôr-nos à prova. Não tínhamos, nem conhecimento nem experiência passada. E os desafios atingiram-nos como uma onda imparável sem aviso nem preparação prévia.
A uma velocidade alucinante tivemos de mudar e adaptar as nossas mentes, processos e formas de trabalhar. E, ao mesmo tempo, a estar lá para os nossos clientes. Fazer parte da solução para os desafios de cada um deles. Apoiá-los na busca das melhores alternativas. Com a nossa Transparência, Proximidade, Rigor e Flexibilidade. Mas acima de tudo com a nossa Paixão pelo que fazemos e procurando o Conhecimento que, desta vez, não estava presente.

E o desafio continua aos dias que correm e vai continuar nos próximos tempos.
Se foi necessário garantir condições de operação numa realidade de teletrabalho ou encontrar formas de parar, na totalidade ou parcialmente a atividade, agora é necessário retomar. Com novos pressupostos, novas condições e novas regras. Com novas formas de trabalhar e interagir. E, não menos importante, com a necessidade absoluta de manter a capacidade de reação a novas situações, semelhantes ou totalmente diferentes.
Mas sempre, sempre com as PESSOAS no centro da nossa atenção.

 

Catarina Oliveira, Partner da Fórmula do Talento

Revista HUMAN, Edição julho/agosto 2020