Atualidade > Responsabilidade Social Corporativa

Empiricamente, Responsabilidade Social Corporativa (Corporate Social Responsibility - CSR) designa o conceito de que as Empresas devem atuar de acordo com princípios e políticas que causam impacto positivo, perante a sociedade e/ ou ambiente.

Num passado recente, assistíamos tipicamente a Organizações com modelos e práticas de negócio construídos em prol de objetivos meramente financeiros. Já nos últimos anos, tem-se verificado uma crescente adesão das Organizações à Teoria Triple Bottom Line, que tem por base um Modelo de negócio que gira em torno dos três P’s: Pessoas, Planeta e Lucro.

Ao adotar este tipo de estratégia, as Empresas exercem um impacto positivo perante a sociedade, concebendo iniciativas que podem ser enquadradas em diversos âmbitos: Ambiental, Ético, Social, Filantrópico ou Económico, garantindo que as mesmas reflitam os valores da própria Organização.

Numa Empresa como a Fórmula do Talento, onde as pessoas estão no cerne de tudo o que fazemos, cabe-nos também consciencializar que uma sociedade sustentável é responsabilidade de todos.

Ao longo dos 13 anos Fórmula do Talento, temos vindo a desenvolver múltiplos projetos numa perspetiva social, e desde meados de 2023, colaboramos regularmente com as Aldeias de Crianças SOS – Associação dedicada a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

E porque queremos continuar a alargar a nossa área de atuação no âmbito da Responsabilidade Social Corporativa, para o ano 2025 teremos uma nova Parceria com uma Instituição que apoia na promoção de emprego de pessoas com deficiência, nos mais diversos setores de atividade.

Acreditamos que a RSC não é uma “tendência passageira”, mas sim uma abordagem estratégica que pode transformar positivamente as Empresas. Ao adotarmos práticas responsáveis, além de aumentamos a satisfação dos colaboradores, contribuímos significativamente para a sociedade e meio-ambiente, estimulando o Employee Value Proposition, atraindo não só os melhores talentos, como fortalecendo líderes num ambiente empresarial cada vez mais exigente e consciente.

Portanto, a implementação de práticas responsáveis, além de dever ser considerada como uma obrigação ética, pode ser também percecionada como uma estratégia que agrega valor a longo prazo, tanto para a Empresa, como para a sociedade.
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