“Pior do que formar um colaborador e vê-lo sair da empresa, é não dar formação e ver a pessoa ficar na empresa”, frase atribuída a Henry Ford
A gestão do conhecimento interno, é o conjunto de práticas, regras, princípios e aplicações tecnológicas que permitem aos colaboradores de uma empresa, partilhar o seu conhecimento e colocá-lo em prática com vista ao desenvolvimento da empresa e ao atingimento dos sues objetivos.
Como em muitas áreas da nossa vida, o maior desafio é começar e dar o primeiro passo. Mas como começar de forma simples?
Comece por nomear um responsável interno pela área do Conhecimento Interno. Será uma boa oportunidade para aumentar a motivação e mostrar confiança em alguém, dando-lhe esta responsabilidade adicional.
Partilhamos consigo 5 responsabilidades que este colaborador terá, por forma a começar a trabalhar esta área do conhecimento interno e para tornar a sua empresa num espaço de aprendizagem contínua.
1. Fazer o mapa das competências existentes na organização e identificar os peritos/ “influenciadores” internos em cada área;
2. Promover a troca de experiências e a partilha interna em reuniões periódicas (mensais ou quinzenais), workshops internos e programas de mentoria interna;
3. Promover a aprendizagem contínua, através da divulgação de formações externas que permitam que a equipa esteja atualizada e comprometida com a aquisição constante de novos conhecimentos.
4. Promover a escrita e divulgação interna e externa de Case Studies, com base nos projetos mais marcantes, destacando as principais lições aprendidas;
5. Organizar e partilhar a documentação interna, criando pastas de partilha interna, canais de divulgação e utilizando plataformas colaborativas.