O Cliente
Empresa portuguesa do setor dos sistemas de informação com 15 anos de existência situada na zona da grande Lisboa.
Atualmente, tem uma estrutura organizativa de 70 colaboradores que, na sua maioria, se encontram alocados a projetos em variados clientes a tempo inteiro e, por esse motivo, fisicamente ausentes do escritório/sede.
Empresa com uma cultura informal e com uma equipa maioritariamente muito jovem (“Milennials”).
A figura dos Recursos Humanos interna assegura, essencialmente, a área do processamento salarial, sendo que a vertente de desenvolvimento é gerida pela equipa de Gestão (Partners), quer em termos de estratégia/decisões, quer mesmo na própria operacionalização.
Existe uma sensibilização da gestão para área de RH, mas também falta de know-how e de tempo para concretizar/fazer acontecer.
O Desafio
No decorrer do ano de 2018, o desafio colocado à Fórmula do Talento tinha a ver com a necessidade de desenvolver a área de gestão de recursos humanos de acordo com as melhores práticas, nomeadamente as áreas de Gestão de Desempenho, Gestão de Carreiras e Gestão de Talento.
Com as exigências do mercado, aumento da concorrência e com o facto de a taxa de rotatividade ter aumentado (comparativamente a anos anteriores), os responsáveis da empresa sentiram a necessidade de melhorar e organizar os processos relacionados com a Gestão de Pessoas. O seu principal objetivo era aumentar a motivação e o envolvimento dos colaboradores na vida da organização.
A Solução
Foi neste contexto que esta empresa iniciou a sua parceria com a Fórmula do Talento em julho de 2018, com um serviço de outsourcing de gestão de recursos humanos com a alocação de dois consultores com diferentes níveis de senioridade permitindo assim uma complementaridade de visão e experiências .
O projeto iniciou-se com a realização de um Diagnóstico que se materializou em várias reuniões/sessões de trabalho com os responsáveis da empresa (Partners) e com vários colaboradores (com diferentes funções; com e sem responsabilidades de gestão de equipas; com níveis de antiguidade distintos…). Estas sessões tinham como objetivos garantir o alinhamento de expectativas face ao projeto, bem como recolher opiniões e perceções dos colaboradores.
Destas reuniões surgiu uma proposta de Plano de ação, com identificação das áreas prioritárias de intervenção, entre elas:
- Criação de novo processo de gestão de desempenho (modelo atual considerado complexo e desajustado face à realidade);
- Implementação de Política de Employer Branding (demonstradas algumas dificuldades em atrair novos colaboradores; pouca notoriedade no mercado; taxa de rotatividade elevada face a anos anteriores);
- Implementação de um Programa/Sistema de Gestão de Carreiras (sentimento, por parte de alguns colaboradores, de falta perspetivas de evolução de carreira).
Das áreas acima indicadas, os responsáveis da empresa identificaram a criação de um novo processo de gestão de desempenho como essencial e, por essa razão, de implementação imediata. Como tal, e após a fase de recolha e análise de informação, foram criados os pressupostos gerais do novo processo de gestão de desempenho que incluíram:
- Identificação de objetivos do processo;
- Periodicidade;
- Intervenientes;
- Componentes de Avaliação (objetivos, competências…)
- Componente de desenvolvimento (componente subjetiva)
- Componente de avaliação de projeto;
- Regras para atribuição de prémio
- Etapas do processo e respetiva calendarização;
- Criação de documentação de suporte ao processo (Formulários de avaliação; Dicionário de Competências; Manual/Guia do processo)
Após validação por parte dos Partners, o novo processo de gestão de desempenho foi apresentado a toda a equipa e divulgado de forma transversal.
Os Resultados
Ao longo deste ano e meio, o acompanhamento contínuo da Fórmula do Talento permitiu a implementação, em poucos meses, de um modelo de gestão de desempenho adequado e aceite pela organização. Agora novos desafios vão surgindo na linha do plano de ação inicial e também fruto da evolução do negócio.
É, para a Fórmula do Talento, uma enorme satisfação poder colaborar neste projeto, e poder ver “em tempo real”, os benefícios e resultados de uma boa gestão de recursos humanos.